domingo, 7 de junho de 2020

Doenças em cães: as 5 mais frequentes

A prevenção e a educação são as melhores ferramentas que os proprietários têm em mãos para cuidar de seus animais de estimação. No momento em que você souber reconhecer os sintomas de doenças em cães, poderá intervir diretamente ou procurar o veterinário o mais rápido possível.
Isso significa aumentar significativamente as chances de recuperação do seu amigo de quatro patas.
Para ajudar você a entender mais sobre as doenças em cães mais frequentes, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Doenças em cães mais frequentes que você precisa conhecer

É essencial prestar atenção às mudanças nos hábitos e comportamentos do seu animal, pois muitas vezes esses sinais indicam que algo está errado.
Os sintomas nem sempre são visíveis, como no caso de vômitos ou diarreia. Às vezes você perceberá exaustão, fadiga, apatia ou até pouca fome e sede. Então, vamos descobrir mais sobre as doenças em cães mais frequentes:

Sarna

É uma condição grave da pele que também pode aparecer em gatos e afetar as pessoas. A sarna é causada por parasitas microscópicos chamados ácaros que perfuram a derme e a infectam.
Existem dois tipos de sarna mais frequentes em cães: sarcóptico – contagioso ao entrar em contato com um animal infectado – e demodécico. Este último está ligado a problemas imunológicos ou genéticos.

Parasitas internos

O grupo mais comum de “vermes” que afeta os cães é a tênia. De forma plana e alojado no intestino, alimenta-se de alimentos ingeridos pelo animal. O contágio ocorre através das fezes infectadas do cão ou pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos.
É essencial tratar seu animal de estimação através do tratamento indicado pelo veterinário. Filhotes e cães adultos devem ser verificados, pois os parasitas podem afetar até cães mais velhos. Às vezes, esses parasitas podem ser detectados simplesmente olhando para as fezes.

Osteoartrite

Esta é uma das doenças mais frequentes em cães mais velhos e em algumas raças em particular, como o pastor alemão ou o doberman. A osteoartrite é causada por inflamação e degeneração das articulações, principalmente do quadril e cotovelo.
O risco de sofrer com esse problema aumenta se o animal é obeso ou não faz atividade física suficiente.

Parvovírus

Esta doença afeta principalmente o sistema digestivo do animal de estimação, mas também causa a diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue e impede o bom funcionamento do coração e do intestino.
Os sintomas do parvovírus canino incluem vômito, falta de apetite, sangue nas fezes, fadiga, diarreia, depressão, falta de energia e desidratação. A boa notícia é que ela pode ser evitada com uma vacina.

Gastrite

É mais comum do que você pensa, pois nem sempre é diagnosticado corretamente. A gastrite é uma inflamação ou irritação da mucosa gástrica e é causada por má nutrição: alimentos inadequados, porções excessivamente grandes ou ingestão rápida de alimentos.
Os principais sintomas são vômitos e distensão abdominal (barriga inchada), mas a gastrite canina também pode incluir perda de apetite ou peso, falta de energia e produção excessiva de saliva.


Gostou de saber mais sobre as doenças em cães mais frequentes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário