sábado, 20 de junho de 2020

Gatos: por que eles gostam de caixas e dormem tanto?

Gatos são animais brincalhões, capazes de se distrair e brincar com tudo o que encontram. Existem muitas pessoas que compram acessórios diferentes para o gato, gastando muito dinheiro, mas a verdade, o gato está feliz com apenas uma caixa perto dele.
Para ajudar você a entender mais sobre os motivos dos gatos gostarem tanto de caixas e de dormir, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Motivos pelos quais os gatos amam caixas

O instinto de sobrevivência

Embora seja improvável que algo dentro de casa e apartamentos os ataque, os gatos têm o instinto de se proteger e permanecer seguros no caso de predadores chegarem.
É a mesma razão pela qual eles geralmente preferem dormir em locais elevados, como móveis, prateleiras ou um sofá, em vez de no chão.
Lembre-se de que um gato dorme a maior parte do tempo e, para poder fazê-lo com total tranquilidade, deve encontrar um lugar que o faça se sentir seguro.
Nas caixas acontece o mesmo: para o gato, é como um covil onde se sente seguro e protegido de perigos e, além disso, permite que ele se isole e tenha um lugar tranquilo para si.

A caçada

Sem dúvida, um gatinho é um animal adorável e macio, mas você não deve esquecer que, se ele vivesse livre, seria um autêntico caçador, um predador natural de animais menores.
Na caixa, o gato parece que está prestes a emboscar sua próxima presa, ele está pronto para surpreendê-la quando menos espera.
É por esse motivo que, muitas vezes, quando você se aproxima dele, ele arranha sua perna ou de repente sai para pegar seu rato de pelúcia. Estar em uma caixa faz com que ele se sinta um verdadeiro predador.

A temperatura

Com certeza você notou que seu gato adora ficar ao sol, se escondendo entre as almofadas do sofá ou as cobertas da cama.
Ele faz isso principalmente porque seu corpo precisa se manter a uma temperatura de 36 graus. Portanto, procura os melhores lugares para se aquecer.
As caixas oferecem um refúgio quente e seguro para o animal, por isso não é surpreendente ver que o gato enlouquece assim que vê uma dentro de casa.

Curiosidade

É bem verdade: gatos são animais curiosos e qualquer um que tenha um gato está ciente disso. Esses animais passam horas cheirando, mordendo, tocando e escorregando em todos os lugares, especialmente em coisas que não sabem o que é.
Se você comprou algo que estava em uma caixa e o deixou vazia ao alcance do gato, verá que ele não hesitará em fuçar.
Agora que você já entendeu porque os gatos adoram caixas, vamos descobrir porque eles dormem a maior parte do dia.

Por que os gatos dormem tanto?


Os gatos são considerados um dos animais mais sonolentos de todos os tempos: passam 60% de suas vidas dormindo, em média 16 horas por dia, e cochilam em qualquer lugar da casa, desde que estejam longe de perigos e ruídos. Mas por que eles dormem tanto?
Como outros felinos, o gato tem um instinto predatório que ocorre principalmente à noite ou nas horas do crepúsculo.
Durante o resto do dia, o gato está felizmente enrolado cochilando em algum lugar, para recarregar sua energia… Você sabe, a caça exige um esforço considerável em termos de esforço!
Isso se aplica a todos os gatos, mesmo aos domésticos, que geralmente não precisam caçar seus alimentos, mas mantêm esses comportamentos por puro instinto.


Gostou de saber mais sobre os gatos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário