domingo, 7 de junho de 2020

Cão comendo grama e cocô: quais os motivos?


Você já notou o seu cão comendo grama e cocô? Felizmente, ele não é o único e também não está maluco! Os cães geralmente têm alguns hábitos que nós não conseguimos entender a primeira vista.
Para ajudar você a entender mais sobre o porquê que seu cão está comendo grama e cocô, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Cão comendo grama e cocô: por quê?

A maioria dos cães come grama como os gatos para desempenhar funções fisiológicas.
Muitas vezes, quando levamos nosso amigo peludo para o parque, o vemos rolando na grama mordiscando entre um salto e outro. Ao contrário dos gatos que fazem isso diariamente, o cão morde a grama em várias circunstâncias.
Esse mamífero, mesmo que pertença à família Canidae, ou seja, a dos lobos, não é puramente carnívoro, mas gosta de mastigar frutas e vegetais como o homem.
A adição de frutas e vegetais à dieta deriva de um comportamento desenvolvido ao longo do tempo. Em particular, quando o cão era selvagem, ele comia grama ou vegetais para compensar a parte que faltava dos nutrientes que vinham de viver uma aventura.
Ao longo dos anos, a evolução os permitiu deixar de lado esse comportamento, tornando-o um instinto secundário. Hoje, o cão abandonou essa dieta dedicando-se apenas à ingestão de grama de vez em quando ou de frutas.


Mas por que o cachorro come grama?

Como dito anteriormente, é um comportamento natural, que deriva de um instinto primordial deixado de lado pela evolução. Às vezes, porém, em caso de necessidade, eles voltam a adotar esse hábito.
Como os gatos, eles comem grama para eliminar naturalmente o gás no estômago após uma dor abdominal. Quando o cão come grama bem mastigada, ela passa imperturbável por todo o trato digestivo até o intestino, onde é expelido pelas fezes.
Se, por outro lado, os pedaços de grama não forem mastigados bem, isso fará cócegas no estômago, causando um movimento das paredes do mesmo e do esôfago, induzindo vômitos e facilitando a expulsão de alimentos não digeridos ou de corpos estranhos.
Outra razão reside na possibilidade de variar a dieta, na verdade eles costumam comer grama ou frutas porque os acham saborosos.
Se esse comportamento não ocorrer esporadicamente, mas ocorrer com frequência, significa que algo sério está errado. Nesse caso, consulte seu veterinário que fará testes específicos para descobrir o motivo.


Por que os cães comem cocô?

Os cães comem cocô porque, na natureza, é uma prática generalizada entre os animais selvagens. Isso acontece porque nas fezes existem restos dos alimentos que ingerem e, portanto, ainda contêm muitas enzimas e nutrientes.
Acontece que o filhote ou o cão adulto, sentindo o cheiro do alimento dentro do cocô, tem o instinto de comê-lo. Outras razões mais preocupantes são a escassez de alimentos, necessidade de atenção ou má digestão.
Isso acontece com muita frequência em filhotes, mas também em cadelas que acabaram de dar à luz, porque elas tendem a manter o canil e a área onde os filhotes ficam limpos.
De fato, também acontece que eles fazem isso por tédio ou porque passam muitas horas sozinhos e ficam com fome e tristeza. Os motivos, em qualquer caso, podem ser muitos e apenas o veterinário poderá esclarecer qualquer dúvida e encontrar a cura certa.
Gostou de saber o porquê seu cão está comendo grama e cocô? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário