sábado, 27 de agosto de 2016

Amanda Matias Machado, atleta gonçalense


(Texto de Agliberto Mendes)

(Amanda competindo em Caiobá-PR, em 2015)


Amanda é uma palavra de origem latina, que significa “amável”, “digna de amor” ou, ainda, “aquela que deve ser amada”. Mas, para os pais André e Elisângela, a Amanda da qual falamos é muito mais do que isso. Elogiada por eles, pelo seu alto grau de determinação, aos onze anos de idade, a bela atleta, que nos encanta com seus olhos e cabelos castanhos, já construiu a sua história no atletismo brasileiro.

A jovem Amanda compete, atualmente, na modalidade Triathlon, composta por provas seguidas e ininterruptas de Natação, Ciclismo e Corrida. Esses são os seus principais resultados em competições:


2º em sua categoria (11, 12 anos) e 3º no geral, Travessia da Independência, Iguaba Grande, 2016
3º lugar no Brasileiro de Aquathlon 2016 – cat 10/11
2º lugar na travessia de 1km de Iguaba Grande 2015 – cat 10/11,
2º lugar Estadual Inf. e Inf Juvenil de Aquathlon 2016, entre outros
Técnicos: Monike Azevedo e Mauricio Mello.

(Competição de Natação, no Fluminense, Rio de Janeiro)



Amanda Matias Machado é uma gonçalis "da gema”, que nasceu no Hospital Santa Martha, em Santa Rosa / Niterói, e, hoje, enriquece a cidade de Iguaba Grande, com sua beleza, carisma e determinação.

A seguir, palavras de Amanda:

“Comecei a nadar porque gostava muito de piscina, mar, e minha mãe me colocou para eu aprender, para não me afogar, isso foi aos dois anos”.

“Quando me mudei para a Região dos Lagos, em dezembro de 2014, vinha da natação e de um dos melhores clubes, que era o do Fluminense, e aqui em Iguaba não tinha algum clube expressivo para eu continuar com a natação. Foi então que conheci a Monike Azevedo e ela me convidou para fazer parte da equipe de Triathlon da Escola Almirante Carneiro Ribeiro que localiza-se na Base Aeronaval em São Pedro da Aldeia, e o triathlon engloba também a natação, pois precisa saber ou aprender a nadar, correr e andar de bicicleta”.

” Comecei a competir quando só praticava a natação, gostei e continuei .É cansativo mas vou porque sou uma guerreira”.

“Meu objetivo no triathlon é ser campeã: Municipal, Estadual, Brasileira, Olímpica e Mundial”.

Bem, segundo seus pais, André e Elisângela, se Amanda diz, Amanda faz.

(Competição de Natação, no Estádio Caio Martins, Amanda ao lado de Gláucio, seu Professor de Natação, no Clube Mauá, em São Gonçalo)

Tempo no esporte: 9 anos Federação: Federação de Triatlhon do Rio de Janeiro Equipe: Projeto Monike Azevedo Esporte e Valores Olímpicos Patrocínio: / Tomtom/ Skechers / Boibom / Rio Piscinas / CCM



Agliberto Mendes é editor do Blog do Vovozinho,  da Página do Facebook Registro Geral,  Cronista do Nosso Jornal, e também atua como debatedor nos programas "Bom dia SG", da TV Ponto de Vista e "Sua Cidade Seus Valores", da Rádio Fluminense, 540 AM. Facebook: Agliberto Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário