terça-feira, 29 de julho de 2014

Mestre Ziza, da Av. Paiva para o Mundo.

     Nelson Rodrigues dizia que bastava os alto-falantes do Maracanã anunciarem seu nome para saber quem seria o vencedor da partida. Seu nome, Thomaz Soares da Silva, mas foi mais conhecido como Zizinho ou ainda como Mestre Ziza, nasceu em São Gonçalo, na Avenida Paiva, número 77, no bairro de Neves no ano de 1921.

     Trabalhou na Fábrica de Tecidos do Barreto ainda bem jovem, também trabalhou no Loyd Brasileiro antes de começar a jogar futebol começando pelo Clube Carioca, disputando o Campeonato Niteroiense. Jogou em diversos times do bairro de Neves. Enquanto atuava por times de São Gonçalo e Niterói, permaneceu atuando como operário.
    


 
(Sendo amparado na final da copa do mundo de 50 e abraçado com Leônidas da Silva, o Diamante Negro)


     Abandonou o Loyd Brasileiro quando foi chamado para integrar o Clube de Regatas do Flamengo. Esse momento durou entre os anos de 39 e 50. Foi considerado um dos maiores jogadores do futebol mundial. Foram 329 jogos com 146 gols marcados. Mestre Ziza é considerado o maior ídolo do clube até a chegada de Zico.


Usando a camisa do Flamengo após o tri-campeonato de 1942-43-44
 



(Vestido com a então camisa da Seleção Brasileira,  com o escudo da CBD).


 
     Zizinho jogou ainda por outros times. Bangu, onde repetiu a fase que vinha tendo no Flamengo, se tornando ao longo de duas passagens o 5° maior artilheiro da história do Clube, São Paulo, Uberaba e Audax Italiano (do Chile).

    O gonçalense de neves, morador na juventude da Avenida Paiva alcançou a seleção brasileira. Foram 30 gols marcados em 54 jogos com 37 vitórias, 4 empates e 13 derrotas. uma delas, o fatídico Maracanaço, a derrota na final da copa de 50. Entretanto, mesmo com a derrota na final, Zizinho foi considerado o melhor jogador da Copa de 50 e, considerado por muitos como o jogador mais completo do mundo depois de Pelé.

                                             
    Sobre o autor:
Luciano Campos Tardock é colaborador do Blog Tafulhar e coordenador do Memória de São Gonçalo. Formado em História pela Universidade Salgado de Oliveira, Especialista em História Moderna pela UFF e Mestre em História do Brasil também pela Universidade Salgado de Oliveira.



 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário