sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

As Três Negras do Axé


Centro Comunitário Jardim Catarina é Símbolo de Luta



Por Agliberto Mendes e André Correia



Rosilene Rodrigues, é Professora, Orientadora Social, mãe de Pedro, 21 anos. Márcia Andrea, Professora, Auxiliar da Assistência Social, mãe de Mayara, 22 e Junior, 19, avó de Jean Henrique. Rosilene Monnerat, Professora, Agente Comunitária de Saúde, mãe de Hibson e Hivana. Três Negras, três desejos, três motivos e um Centro Comunitário.   

Gestora Comunitária Rosilene Rodrigues
 Gestoras Márcia Andrea e Rosilene Monnerat
"O Centro Comunitário de Jardim Catarina é um Símbolo de resistência dessa comunidade e como tal deve estar a serviço da população em parceria com instituições, coletivos e com o poder público. A ocupação, permanência e existência do CCJC neste espaço é legítima e precisamos nos unir em torno desta questão. É nossa luta em 2015". 



"Nossa preocupação é fortalecer redes comunitária e cidadãs que tenham como meta o desenvolvimento das instituições que formam estas rede. No geral não é isso que encontramos. As próprias instituições que participam da rede precisam ter autonomia de decisão e escolher as prioridades do território".



No próximo dia 13 de Dezembro, a partir das 13 horas, acontecerá, na sede da CCJC, o “4° evento Cultural As três Negras de Axé”, que esse ano tem a mostra de um conteúdo especial, que, segundo essas bravas voluntárias, é a identidade do trabalho do CCJC, com a comunidade local, composta, em sua maioria, por famílias comandadas por mulheres negras. 

Por isso, esse 4° Evento é considerado um movimento de resistência. E, como não poderia ser diferente, as atrações são representativas de raízes negras, da feijoada no cardápio ao Grupo de Pagode “Amigos Compositores”, brindando ainda os presentes com a Banda Afro Lemy Ayó e Lena Alves. "aqui a luta é coletiva, esta festa é um esforço  da comunidade do Centro Comunitário com cada projeto desenvolvido aqui. Vamos juntos preparar esta casa para  homenagear nossos parceiros e planejar a luta para o ano de 2015, declarou a ativista Rolisene Rodrigues. " 

Encontro com representantes do Projeto Indicadores de Cidadania 
Neste Sábado acontecerá, ainda, desfile de modas do Projeto Eco MODAS, Mulheres do Salgueiro e exposição de artesanato do Projeto Ecosol. Na oportunidade, haverá a entrega do “Troféu Personalidade”, criação da artista plástica Aline Morais, também moradora da localidade. A entrega desse prêmio simboliza o agradecimento da Entidade a pessoas e Instituições que deram apoio, nos últimos tempos, ao trabalho voluntário e cidadão que acontece nesse local.

"Troféu Personalidade", criação da artista plástica Aline Morais 

O trabalho voluntário do Cetro Comunitário do Jardim Catarina é feito no suor das dificuldades que permeiam o movimento social e deixam para a cidade as marcas e os valores do trabalho coletivo e da cidadania ativa.   
 

Referências para chegar ao local



Local - Rua Raposo Botelho, Lt.10 - Qd. 80 - Jardim Catarina (velho), São Gonçalo
Referência: Próximo ao Colégio E. Trasilbo Filgueiras ou da  Escola Municipal Aída Vieira. Próximo ao Mercado Jegue II. Pegar ônibus - Jardim Catarina 13  ou Jardim Catarina - Niterói 483



Fotografia e Diagramação



Assessoria Nativa

Cronistas 



Agliberto Mendes é editor do Blog do Vovozinho,  da Página do Facebook Registro Geral, participa de debates nos programas Bom Dia São Gonçalo, da TV Ponto de Vista, e Sua Cidade, Seus Valores, na Rádio Fluminense, 540 AM.
Facebook: Agliberto Mendes




André Correia é Gestor Cultural e Articulador Político do Projeto Indicadores de Cidadania no Município de São Gonçalo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário