terça-feira, 31 de março de 2015

Caiu, Caiu, Primeiro de Abril


Corri no guarda-roupa e escolhi a camisa mais branca, quero entrar o novo ano com muita saúde. A bermuda, até tentei achar amarela, mas infelizmente não tenho nenhuma para emburacar o ano com dim-dim no bolso. Mas o que não falta é imaginação, então logo arrumei aquele jeitinho para dar aquela enrolada na simpatia popular. Pensando bem, bermuda posso usar uma vermelho paixão, e a cuequinha, essa sim amarela, vai ser a responsável pelo “faz me rir”. Ah, comprei também uma caixa de morteiro 3 tiros para acordar a vizinhança e recepcionar com muito barulho o ano que chega.

Ano que chega em abril?

Pois é, antigamente era assim. Desde o começo do século XVI, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes que rolavam a noite adentro, durante uma semana, só  terminando 1º de Abril. Em 1562, o Papa Gregório XIII (1502-1586) instituiu um novo calendário para o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano começava em  1º de janeiro. Porem, nem todos os reis resolveram de imediato adotar o novo calendário, como foi o caso do rei francês Carlos IX (1560-1574) que só seguiu o decreto papal dois anos depois em 1564, e mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou ignoraram ou esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. E como “troladores” existem desde os primórdios, não perderam a chance de dar uma sacaneada nessa gente. Começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior – apelidados de “bobos de abril”  - presentes estranhos e convites para festas que não existiam ( QUE SACANAGEM! ). Com o tempo a brincadeira tomou o país e 200 anos depois chegou à Inglaterra, e hoje é conhecida em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Então estou contando as horas para estourar minha cidra Cereser, pois champanhe francês não dá né. E convenhamos, onde esta a regra que a comemoração tem que ser  com champanhe e não cidra? O que vale mesmo é a rolha sair com pressão e dar aquele banho lambuzando quem esta em volta.

Enquanto termino esse texto, o ponteiro menor esta no onze e o maior esta entrando no seis, então tenho que correr.

BOM ANO NOVO PARA TODOS, OU CAIU, CAIU, PRIMEIRO DE ABRIL!

Alex Wölbert é colaborador do Blog do Vovozinho,  Blog  Tafulhar, da página Sim São gonçalo, e, também, cronista do Jornal DAKI. Considerado um dos maiores cronistas do Leste Fluminense, sobretudo, acerca da cidade de São Gonçalo-RJ. Faz parte do Projeto Recicla Leitores. Facebook: Alex Wölbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário